Corregedoria da SDS realiza operação no CREED

"Denúncia de Carnaval no Creed mobiliza operação surpresa", "Creed é alvo de vistoria surpresa após denúncia de festa de Carnaval", "Operação surpresa investiga festa de Carnaval no Creed".
Estas são algumas das manchetes que publicaram a operação comandada pelo delegado de polícia e chefe do Núcleo de Inteligência da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social, Vamberto Gomes.
Lamento que os eventos e as conquistas do Programa Reconstruindo a Cidadania, todos eles enviados à imprensa a partir do e-mail centrodereeducacaopmpe@yahoo.com.br, nunca tenham sido alvo de publicação.
O único que esboçou uma reação foi o Carlos Eduardo Santos, repórter do Jornal do Commercio, que infelizmente, deixou de seguir adiante em seu interesse de conhecer os feitos do Programa, isto, em agosto de 2009.
Paciência!

Venham conhecer o Programa Reconstruindo a Cidadania

Ao assumir a direção do CREED em junho/2008 o Tenente Coronel PM Alcides Romão de Sousa Filho deixou claro que as ações de sua administração seriam voltadas, prioritariamente, para a população carcerária. O motivo era simples: se o Estado acredita que algumas pessoas devem ser retiradas do convívio com a sociedade é porque o estabelecimento prisional reúne as melhores condições para assegurar o adequado processo de reajustamento de sua conduta.
Os mais de trinta anos de serviços prestados à PMPE construídos dentro dos princípios da administração pública e a sua formação calcada no respeito à diversidade deram-lhe a tranqüilidade necessária para o desempenho da inusitada função. Mais que um desafio, foi entendido como um deleite, uma oportunidade de validar alguns dos seus princípios dentro da Corporação.
Para quem comandou um batalhão PM com responsabilidade pela segurança de mais de vinte bairros e três centenas de milhares de pessoas, onde os esforços sempre foram muitos superiores aos meios disponibilizados e, a capacidade profissional era, e ainda é, medida no sentido inverso ao número de homicídios registrados que deveria evitar, dirigir o CREED poderia ser considerado um prêmio. (Menos de cem reclusos, todos eles militares, alguns ex-companheiros de trabalho...)
No entanto, a verdade é outra. Acumulando desprestígio ao longo dos anos e sem as motivações financeiras existentes em noutras OME, a direção do CREED, dentro da PMPE, é vista como uma provação.
Pos-se ao trabalho e decidiu que transforma-lo-ia em referência nacional.
Acompanhando pessoalmente o dia a dia do CREED, percebeu rapidamente que o efetivo, tanto aquele que faz a administração como aquele que trabalha na faina diária das escoltas/custódias e serviço de guarda, tinha uma particular interpretação da LEP e da legislação militar. A um só tempo, secundavam os direitos dos reclusos e os deveres da administração.
Depois dos primeiros contatos com os servidores militares reclusos e as primeiras conversas com a tropa, identificou algumas conseqüências na vida do servidor militar preso no CREED:

a) Comprometimento psico-emocional (stress, agorafobia)
b) Perda significativa do salário, do status social, da Identidade enquanto Militar;
c) Traumas devido à separação familiar, à não aceitação do cárcere e, notadamente, ao impacto da reclusão sem condenação.
Em resumo: Estar preso no CREED implicava em estar sem a dignidade, inclusive militar, vez que os níveis hierárquicos estavam também sendo desrespeitados.
Além de necessária, a mudança foi entendida como um direito.
Compreendendo que ao resgatar a dignidade dava-se um passo para garantir a cidadania, o Tenente coronel PM Alcides criou o PROGRAMA RECONSTRUINDO A CIDADANIA, conjunto de ações que visam propiciar bem estar à população carcerária a partir das assistências religiosa, psicossocial e jurídica, atividades física, lúdica e laborativa, além de capacitação através de palestras e cursos.
Mais do que alternativa à ociosidade, o Programa criava condições objetivas para que os reclusos pudessem manifestar o desejo de reintegrar-se socialmente, demonstrando interesse nos eventos promovidos e nas ações desencadeadas.
O passo seguinte era identificar quais os eventos e quais as ações poderiam ser viabilizados. Considerando os parcos recursos financeiros disponíveis do CREED, as amarras administrativas da burocracia, a inércia na qual orbitava o nosso efetivo e as reações naturais às mudanças, dispunha de poucas opções. Elas diminuíram ainda mais quando, enfaticamente afirmou que a razão da existência do CREED eram os reclusos. Muitos dos nossos servidores ficaram assustados. Alguns solicitaram transferência, por discordarem ou se sentirem incapazes de a ela se incorporar. Uns foram substituídos, outros nem isso.
Como o ambiente era muito adverso às mudanças, percebeu que a solução passava necessariamente pelo voluntariado de outros atores sociais. Convicto que o ajudariam a fazer deste Centro de Reeducação da PMPE referência nacional em seu mister, foi buscá-los.
Enquanto esperava, iniciou pelo dever de casa: exortar a disciplina militar, exigindo a observância da hierarquia. Simultaneamente a esta empreitada iniciou o Projeto Valorizando a Família, conjunto de ações que visam aumentar o convívio do reclusos com os seus parentes.
O primeiro passo foi diminuir ao estritamente necessário o período de triagem – isolamento para observação do preso - exigindo dos Setores de Assistência Social e de Psicologia a imediata entrevista e os respectivos pareceres do recém chegado.
O segundo, permitir que cônjuges e filhos dos reclusos participassem dos eventos promovidos pelo Programa Reconstruindo a Cidadania nos finais de semana, garantindo-lhes, inclusive que dormissem na cela de seus respectivos responsáveis.
O terceiro, conceder o pernoite prolongado (antes limitado ao sábado e ao domingo) por ocasião de feriados e ou dias de ponto facultativo ao servidor público.
Sob grande expectativa daqueles que fazem a segurança do CREED, o primeiro evento do Projeto Valorizando a Família foi posto à prova: Comemorar o DIA DAS CRIANÇAS. Em 11 de outubro de 2008, um sábado, véspera do dia comemorativo, pela primeira, cônjuges acompanhadas de seus filhos pernoitaram no CREED.
No dia seguinte, um domingo, destinado à visitação, via-se na área prisional, filhos de reclusos se divertindo com as trapalhadas do Palhaço. Comeram pipoca e algodão doce, chuparam picolé, beberam refrigerantes e água mineral, passearam em pôneis, participaram da brincadeira do quebra panela cheia de guloseimas, posaram para fotos junto ao pula pula.
Nenhum incidente!
Estava superado o primeiro dos muitos paradigmas.
A repercussão extraordinariamente positiva com o êxito/tranqüilidade com que transcorreu o evento entre os reclusos e a surpresa desconfiada daqueles que fazem a segurança permitiu-lhe ousar um pouco mais: promover um ciclo de palestras no mês de outubro.
Os aliados de primeira hora foram o então Major PM Barbosa, chefe do Centro de Educação Física e Desportos da PMPE, e a dra. Márcia Helena Leimig do Albuquerque Nascimento, do Serviço de Nutrição do Centro Médico Hospitalar da PM. O primeiro discorreu sobre a Conscientização da Prática Regular do Exercício Físico, passo inicial para a avaliação física de todos os reclusos, condição para a adequada implantação prática esportiva. A nutricionista, acerca dOs Benefícios da Alimentação Sadia na Prevenção de Doenças. O setor de psicologia do CREED também contribuiu ministrando palestra acerca das conseqüências da dependência alcoólica. Ficara claro que a opção pela Família era consistente.
Um dos primeiros frutos do Programa Reconstruindo a Cidadania foi o aumento dos reclusos inscritos no Exame Supletivo aplicado em 26 de outubro. Outro ainda mais representativo: Várias crianças e adolescentes, antes apresentando quadro de desequilíbrio psico-emocional face à prisão do pai, melhoraram o rendimento escolar e o relacionamento social a partir do maior contato propiciado pelos pernoites prolongados.Era a família, antes fragilizada, agora amparada e partícipe do processo de ressocialização.
A quebra do terceiro paradigma veio em seguida: a comemoração dos aniversariantes do mês de outubro do CREED, reclusos e administração, dentro da área prisional com a participação daqueles que tinham realizado trabalho voluntário.
O Programa Reconstruindo a Cidadania começava a ser comentando na PMPE. Os feitos inicialmente divulgados em ofícios impressos expedidos aos principais órgãos da corporação tiveram um aliado: o endereço eletrônico centrodereeducacaopmpe@yahoo.com.br. Por este e-mail começaram a ser enviadas, de imediato, as fotos e os breves relatos de nossos eventos.
Como forma de associar os registros fotográficos dos eventos à unidade prisional, a palavra CREED passou a fazer parte das paredes de nossas instalações físicas. Este recurso foi massificado quando o banner PROGRAMA RECONSTRUINDO A CIDADANIA foi confeccionado e passou a fazer parte da composição fotográfica que registrava as quebras de paradigmas.
Evidenciada a relação de confiança com o novo momento CREED, mais um avanço: o Curso Educação Interior na Busca pela Paz. A nova voluntária, a pedagoga e escritora Damaris Flor, do Centro de Desenvolvimento Pessoal, ministrou o curso em vinte e cinco horas aula distribuídas nos meses de novembro e dezembro. Objetivo: dar subsídio à qualificação para a sustentabilidade pessoal e profissional, em face da nossa herança cultural de baixo investimento no mundo da subjetividade, da ética, da consciência e da essência, bem como, da sobrevivência no violento processo de desumanização, perda de identidade e exclusão pessoal, profissional e social fomentado pelo atual e perverso contexto da globalização.
A identificação da palestrante com os reclusos foi imediata, tanto que passou a declinar do almoço oferecido pela administração para fazê-lo na própria cela dos reclusos.Uma maravilha!
Na solenidade de conclusão, prestigiada inclusive pelo Comandante Geral da PMPE, entrega de certificados, homenagens e almoço.Um sucesso!
Com criatividade foram superadas as adversidades de recursos humanos, financeiros e logísticos, e mesmo contando com um número de colaboradores inferior ao dos dedos da mão, o CREED passou a ser alvo de comentários elogiosos. Isto permitiu nova ousadia: realizar duas cerimônias religiosas no final de ano, culto e missa de Natal para os reclusos e seus familiares, tendo o efetivo do CREED, a comunidade e algumas autoridades enquanto convidados.
Um corre corre!
Ah se nossos computadores falassem a mesma linguagem, tivessem ao menos entrada USB funcionando...
E se nossas impressoras conseguissem funcionar depois de quinze ou vinte cópias, mesmo todas sendo do tipo matricial?
Seria formidável!
As dificuldades que existiram para imprimir as programações e os convites dos dois eventos.
Bom é que paralelamente a isto, os servidores reclusos se esforçavam para fazer a pintura das instalações e muro da área prisional bem como sua manutenção e sua conservação da estrutura física.
Novo sucesso!
As horas extras de trabalho foram recompensadas: cerca de mil pessoas compareceram nos dias 20 e 21 ao CREED para comemorar conosco o nascimento de Jesus Cristo! Mais um paradigma quebrado.
Um outro viria em seguida: permitir que reclusos comemorassem a chegada de 2009 com as cônjuges e os filhos. Ceia, presentes, orações, validavam o sucesso do Programa Reconstruindo a Cidadania.
Mas o ano findou mesmo com o pernoite prolongado. Conclui-se 2008. Novos desafios viriam em 2009... um deles, ampliar as alternativas ao ócio e a capacitação dos reclusos.
Algumas vitórias
Inauguração da biblioteca Alexandria;
Palestra do Centro de Assistência Social da PMPE;
Cerimônias religiosas mensais na área prisional;
Preservação da história contemporânea de Pernambuco: digitalização de acervo das Ligas Camponesas;
Curso Emergencista Pre hospitalar;
Comemoração de datas festivas (carnaval, festas juninas, das mães, dos pais, das crianças)
Tentativas de maior oferta de vagas laborterápicas;
Maior assistência jurídica aos reclusos;
Curso de Música;
Ativação de Academia de Defesa Pessoal;
Exortação à vida castrense, solenidade militar;
Estímulo ao trabalho artesanal;
I casamento coletivo no CREED
Ativação do gabinete odontológico;
Workshop de avaliação da saúde mental dos reclusos;
Palestra e atendimento do Procon na área prisional;
Palestra de magistrado do Cons. Nacional de Justiça;
Palestra de magistrado da 1ª Vara das Exec. Penais;
Visita de políticos (Cadoca, Arlindo Siqueira)
I CineCreed – Mostra de Filmes Digitais.
Culto e missa de Natal
Várias dificuldades, muitas vitórias!
Mais um ano passou sem que houvesse qualquer incidente na área prisional, tentativa de fuga, motim.
Já estamos conseguindo divulgar os feitos do Programa Reconstruindo a Cidadania a outras Polícias Militares. As co irmãs do Rio Grande do Norte e de Sergipe compareceram ao CREED e assistiram à apresentação de palestra e se impressionaram com a disposição de transformar a vida dos reclusos.
Neste 2010, podemos destacar três eventos do programa: curso de inglês aos reclusos, aulas de defesa pessoal e capoeira à comunidade e, a instrução a integrantes da Companhia Independente com o Apoio de Motocicletas (ROCAM) para a utilização do uso da tonfa (bastão) ministrada por um servidor militar recluso.
Sabemos que há muito a ser feito, e por isso encaminhamos mensagens exortando a colaboração de integrantes da sociedade civil. Pedagogo, psicólogo, professor universitário, delegado de polícia, profissional de rádio e TV já manifestaram interesse em ser voluntário do programa.
Que a experiência exitosa se prolongue por 2010!

SDS performs internal affairs operation in CREED
"C complaint Carnival Creed mobilizes operation in surprise," Creed is subject to surprise inspection after denounces of Carnival party "," Operation surprise investigates Carnival party in the Creed.
These are some of the headlines which ran the operation led by police chief and head of the Intelligence Division of Internal Affairs of the Secretariat of Social Defense, Vamberto Gomes.
I regret that the events and achievements of the for program Reconstruindo a Cidadania, all sent to media outlets from the e-mail centrodereeducacaopmpe@yahoo.com.br, have never been subject to publication.
The one that drew a reaction was the Carlos Eduardo Santos, a reporter for the Jornal do Commercio, which unfortunately failed to move forward in their interest to know the achievements of the program, that in August 2009.
Patience!

Come meet program Reconstruindo a Cidadania

By taking the direction of Creed in June/2008 TenCel PM Alcides Romão de Sousa Filho made it clear that the actions of his administration would be directed primarily to the prison population. The reason was simple: if the State believes that some people out of contact with society is because the prison is the most appropriate to ensure a proper readjustment of his conduct.
More than thirty years of service to PMPE built within the principles of public administration and its formation modeled on respect for diversity have given him the peace of mind necessary to perform the unusual role. More than a challenge, was seen as a treat, an opportunity to validate some of its principles within the Corporation.
For those who commanded a battalion PM with responsibility for the safety of over twenty three districts and hundreds of thousands of people, where efforts were always many more available to the media and the professional era, and still is, so far in the opposite direction to the number of homicides that should avoid driving the Creed could be considered a prize. (Less than one hundred prisoners, all of them military, some former colleagues ...)
However, the truth is another. Accumulating prestige over the years and without the financial considerations exist in other OME, the direction of CREED, within PMPE, is seen as a trial.
He started to work and decided that turns it would a national benchmark.
Accompanying person on the day of the Creed, he quickly realized that effective, so that makes the administration as one who works in the daily work of the escorts / custodians and equipment storage, had a particular interpretation of the LEP and military law. The one time, supported the rights of prisoners and the duties of administration.
After the first contacts with the military prisoners servers and the first conversations with the troops, identified some consequences in the life of the server in the military arrested CREED:

a) Commitment psycho-emotional (stress, agoraphobia)
b) significant loss of salary, social status, as Military Identity;
c) Trauma due to family separation, the rejection of the prison and, especially, the impact of imprisonment without conviction.
In short: Being stuck in CREED implied to be without dignity, including military, since the hierarchical levels were also being violated.
In addition to necessary change was understood as a right.
Understanding that to restore the dignity gave up a step to guarantee citizenship, TenCel PM Alcides created the program to Reconstruindo a Cidadania, set of actions aimed at providing welfare to the prison population from the religious assistance, psychosocial and legal activities physical, recreational and productive working, and training through lectures and courses.
More than an alternative to idle, the program created objective conditions for the inmates could express their desire to reintegrate themselves socially, showing interest in the events promoted and actions initiated.
The next step was to identify which events and what actions could be made possible. Considering the scarce financial resources of the Creed, the bonds of the administrative bureaucracy, inertia in which orbited our effective and natural reactions to change, had few options. They declined further when, emphatically stated that the reason for the existence of the Creed were the prisoners. Many of our servers were scared. Some requested transfer, disagree or feel unable to incorporate it. Some have been replaced, others less so.
As the environment was very difficult to change, he realized that the solution was necessarily voluntary other social actors. Convinced that help to make this re-education center PMPE national benchmark in his profession, was to get them.
While waiting, started in homework: call on military discipline, requiring the observance of the hierarchy. Simultaneously with this contract began Project Valuing the Family, set of actions aimed at increasing the interaction of prisoners with their relatives.
The first step was necessary to reduce the screening period - isolation for observation of the prisoner - require Sectors Social Psychology and the immediate interview and opinions of the newcomer.
The second, to allow spouses and children of prisoners to participate in events sponsored by the Program Reconstruindo a Cidadania on weekends, providing them, including that they sleep in the cell of their respective holders.
The third grant the overnight period (before limited Saturday and Sunday) during holidays or days and point to the voluntary public servant.
Under great expectations of those who make the safety of CREED, the first event of the Valuing Family Project was put to the test: Celebrate Children's Day. On October 11, 2008, a Saturday, the day commemorating the first, accompanied by spouses of their children stayed at the CREED.
The next day, a Sunday, for the visitation, he saw himself in the prison, children of prisoners having fun with the mess the Clown. They ate popcorn and cotton candy, popsicles sucked and drank soft drinks and mineral water, walked on ponies took part in the game of breaking the pot full of sweets, posed for pictures with the trampoline.
none Incident!
It´s passed the first of many paradigms.
The extraordinarily positive impact on the success / ease with which passed the event among the inmates and the surprise of those who are suspicious security allowed him to dare a little more: to promote a cycle of lectures in October.
The first hour allies were then Major PM Barbosa, head of the Center for Physical Education and Sports of PMPE, and Dr.. Márcia Helena Leimig do Albuquerque Nascimento, the Nutrition Service of Hospital Medical Center of PM. The first discussed the awareness of the Practice of Regular Exercise, an initial step towards a physical assessment of all prisoners, a condition for the proper deployment sports practice. The nutritionist, on the benefits of healthy food in the Disease Prevention. The psychology of the sector also contributed CREED ministering talk about the consequences of alcohol dependence. It was clear that the choice of family was consistent.
One of the first fruits of Reconstruindo a Cidadania Program was the increase of inmates enrolled in the Supplementary Examination applied on October 26. Another even more representative: Many children and adolescents, before showing signs of psychological and emotional imbalance regarding the arrest of his father, improved school performance and social relationships from the increased contact brought about by overnight extended.. It was the family, weakened before, now supported and participant in the process of socialization.
The fall in the third paradigm came next: the celebration of birthdays of the month of October of CREED, prisoners and management within the prison area with the participation of those who had done volunteer work.
The Reconstruindo a Cidadania program began to be commenting on PMPE. The first made disclosed in printed letters sent to the principal organs of the corporation had an ally: the email address centrodereeducacaopmpe@yahoo.com.br. For this e-mail began to be sent immediately, the photos and brief accounts of our events.
As a way of linking the photographic records of events to the prison, the word CREED became part of the walls of our facilities. This feature was over-crowded when the banner Reconstruindo a Cidadania PROGRAM was made and became part of the photographic composition which recorded losses of paradigms.
Demonstrated the relationship of trust with the new time CREED, a further step: the Interior Education Course in Search for Peace's new voluntary, the educator and writer Damaris Flower, the Center for Personal Development, gave the course in twenty-five hours of tuition distributed in the months of November and December. Objective: To provide subsidies to qualifying for the personal and professional sustainability in the face of our cultural heritage and low investment in the world of subjectivity, ethics, consciousness and the essence, as well as survival in the violent process of dehumanization, loss of identity exclusion and personal, professional and social encouraged by the current and perverse context of globalization.
The identification of the speaker with the prisoners was immediate, so that started to decline a luncheon hosted by the administration to do so in the own cell prisioners.that´s wonder!
At the ceremony of completion, including the prestigious Commander General PMPE, delivery of certificates, honors and lunch. A success!
With creativity were overcome the adversities of human, financial and logistical, and even with a number of employees less than the fingers, the Creed has become the subject of complimentary comments. This allowed for further bold: two religious ceremonies held at the end of the year, worship and Christmas Mass for the inmates and their families with the strength of the Creed, the community and some authorities as guests.
A run run!
Oh, if our computers speak the same language, have at least USB working ...
And if our printers managed to work after fifteen or twenty copies, all being the same type of matrix?
It would be great!
The difficulties that have existed for printing schedules and invitations for both events.
Well that is parallel to this, the servers prisoners struggled to do the painting of the premises and the area prison wall and maintenance and preservation of the physical structure.
New achievement!
Overtime work were rewarded: a thousand people attended on 20 and 21 to Creed to celebrate with us the birth of Jesus Christ! Another paradigm broken.
Another would follow: allow inmates celebrate the arrival of 2009 with the spouses and children. Supper, gifts, prayers, validated the success of the Reconstruindo a Cidadania.
But the year ended even with the overnight periods. It is 2008. New challenges come in 2009 ... one of them, expand the alternatives to idleness and training of inmates.
Some victories
Inauguration of the Alexandria Library;
Lecture of the Center for Social Welfare PMPE;
Monthly religious ceremonies in the prison;
Preservation of the contemporary history of Pernambuco: Photo scan of the Peasant Leagues;
Course Ambulance hospital;
Celebration of festivities (carnival, June festivals, mothers, parents, children)
Attempts to greater number of places larbotheraphy;
Greater legal assistance to prisoners;
School of Music;
Activation of the Academy of Self Defense;
Exhortation to life castrense, military ceremony;
Stimulation of craftsmanship;
I mass wedding in CREED
Activation of the dental office;
Workshop evaluation of mental health of prisoners;
Lecture and care of Procon in the prison;
Lecture magistrate Cons. National Justice
Lecture magistrate 1st Court of Exec. Criminal;
Visit politicians (Cadoca, Arlindo Siqueira)
I CineCreed - Display of Digital Film.
Worship and Christmas Mass
Several difficulties, many victories!
Another year had passed without any incident in the prison, attempted escape, riot.
We are getting disseminate the achievements of the Program Reconstruindo a Cidadania other Military Police. Co sisters of Rio Grande do Norte and Sergipe attended the CREED and attended the presentation of lecture and were impressed with the willingness to transform the lives of prisoners.
In 2010, we highlight three events of the program: English course for prisoners, self-defense classes and poultry to the community, and education to members of the Independent Company with the support of Motorcycles (ROCAM) for use with the use of tonfa (bat ) server provided by a military prisoner.
We know that there is much to be done, so we send messages urging the cooperation of members of civil society. Pedagogue, psychologist, professor, chief of police, professional radio and TV have already expressed interest in volunteering program.
That successful experience extending over 2010!

CREED,dignidade,cidadania,presídio,militar,preso,Caetés,Alcides,
ressocialização,dignity, citizenship, prison, military, prison,
rehabilitation
 

1 comentários:

Anônimo disse...

SÓ AQUELES QUE NÃO ACREDITAM NA RECOSTRUÇÃO PODEM CRITICAR UM TRABALHO DE DIGNIDADE.

Postar um comentário

 
© 2010 - Programa Reconstruindo a Cidadania